sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Viajar com animais


Nesta altura de festas, quando as pessoas se deslocam, e têm animais, podem deparar-se com um problema:  o transporte.

Quando, para se deslocarem em transportes públicos terrestres se depararem com problemas, o melhor é lerem o Dec-Lei 276/2011 de 17 de Outubro   http://dre.pt/pdf1s/2001/10/241A00/65726589.pdf , que regula o transporte de animais, artº 10º. (actualizado pelo https://docs.google.com/file/d/0B67nytHaeg57YThxWkRwU2xVazA/edit?pli=1 )

Ver ainda a portaria http://dre.pt/pdf1s/2009/08/16500/0561305614.pdf que especifica ainda melhor as condições de transporte.

Os animais têm de ser transportados em "transportadoras" próprias para o tamanho que têm.

Se a transportadora for grande pode acontecer terem de comprar um bilhete extra por ocupação do espaço de um passageiro - o que é justo.

Não deixem que os vossos animais sejam transportados junto com as bagagens nos contentores dos autocarros, o monóxido de carbono que circula na zona das bagagens adormece-os para sempre.

As companhias aéreas têm legislação própria, mas há que ter muito cuidado também, pois um animal mal acondicionado morre por congelamento.

Os animais são parte da família, e não deixaríamos um familiar diferente viajar na zona das bagagens, pois não?

3 comentários:

AEnima disse...



Infelizmente são raríssimas as companhias aéreas que deixam os animais viaj em cabine. Já para não falar nos exames, vacinas, medicação, certificados médicos que depois precisam de selos dos ministérios da agricultura e os custos todos que a estes procedimentos estão associados. Entre bilhete de avião, consultas médicas, medicamentos, certificados do veterinário, selos governamentais facilmente o preço de um vôo transatlântico do meu gato era superior ao meu.

Animais em cabine geralmente só deixam até 5kg de peso em raras companhias. Ate ha 5 anos atras conhecia a Air France, tap, delta Airlines e us Airlines mas acho que até esta deixou. Acima dos 5kg nem estas deixam viajar em cabine. British airways, Lufthansa e a maioria das europeias não deixa animal nenhum de peso nenhum. Outras restrições são 1animal por pessoa/casal e máximo de 2animais em cada vôo. A transportadora tem que ter umas medidas maximas, geralmente inferiores as transportadoras de plastico. É importante que a transportadora seja de pano para que manobre e caiba debaixo do assento da frente para levantar e aterrar pelo menos.
Os custos na altura eram de 350 a 500 dólares por bilhete, 150 dólares para o certificado do veterinário, 40 dólares de selo do ministério da agricultura e a isso acrescia a consulta médica ( variava mas em média 100 dólares) e os medicamentos, que dependendo das vacinas, laxantes, tranquilizantes etc necessários podia ser mais umas dezenas largas.

Contudo todas as companhias me garantiam k os bichinhos viajavam bem e de saúde no porão. Mas como me perdiam sempre as malas, eu não arriscava perder o gato. E como o meu gato pesava quase 10kgs eu ainda subornava o vet para por 5no certificado. Ilegal... mas quem se fodia era só as minhas costas de andar com ele em mão em transportadora... mas ele não se perdia.

AEnima disse...

Ah... os custos do bilhete e medicações etc eram só para o gato!! Não para mim. E o bilhete para o gato paga-se por vôo. Logo 400 dólares à ida e outros 400 à vinda, dependendo da companhia, qdo um vôo para mim ficava mtas vezes só por 700 ida e volta. Se a duração da estadia for superior a 30 dias depois do certificado do veterinário ser emitido (por exemplo quando vinha a pt 2meses nas férias do verão) , este perdia a validade e era preciso voltar a fazer o processo todo de certificações e selos do ministério, por chips novos ( que os americanos não contam em pt) etc antes do voo de regresso. Ou seja, é preciso mto amor, mta paciência e muita pasta!!

Mario disse...

Olá! Eu tenho dois gatos e eu gosto de viajar com eles. Eu comprei Casinha para Cachorro para uso em hotéis e foi muito bom. é uma caixa confortável, para meus gatos se sentir bem. Beijos